Cidades

Negado caso de novo Coronavírus em Policlínica de Niterói

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a unidade realiza atendimento de caso suspeito e para isso faz uso de máscara como Equipamento de Proteção Individual. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

A Fundação Municipal de Saúde de Niterói esclarece que não há caso de coronavírus confirmado na Policlínica Regional do Largo da Batalha. A unidade realiza atendimento de caso suspeito e para isso faz uso de máscara como Equipamento de Proteção Individual.

A Prefeitura monitora todos os casos suspeitos do novo coronavírus (vírus SARS-CoV-2) junto à Secretaria de Estado de Saúde e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Niterói possui um plano de contingência para a Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

Desde o aparecimento dos casos na China, o município antecipou-se e criou um grupo de resposta rápida para assuntos relacionados à doença, com objetivo de garantir todos os cuidados e assistência necessária para os casos que possam surgir.

Nos casos suspeitos, a equipe de resposta rápida orienta e acompanha o paciente, faz o monitoramento da família e de todos que tiveram contato, colhe amostras e envia para o laboratório estadual referência para o diagnóstico ou descarte da doença.

Caso o diagnóstico seja confirmado, a FMS irá acompanhar o tratamento e o isolamento do paciente e monitorar todos que tiveram contato com ele.

Orientação

A Fundação Municipal de Saúde vem adotando uma série de medidas que visam a orientação sobre como evitar o contágio e atender de forma correta e humanizada casos suspeitos do novo coronavírus. Dentre as ações, estão capacitações para os servidores dos hospitais, policlínicas e unidades básicas de Saúde e ainda o alinhamento de fluxo de atenção a casos suspeitos.

Além do suporte médico, a Fundação está emitindo orientações por meio de salas de espera nas unidades de Saúde e redes sociais. Será distribuída uma cartilha para todas as unidades da Saúde, Educação e demais prédios públicos do Município com orientações sobre como agir em casos suspeitos.

A recomendação da FMS não só para o novo coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória, é de que as pessoas lavem as mãos com água e sabão frequentemente ou usem álcool gel, evitem aglomerações, cubram a boca com o braço ao tossir ou espirrar e evitem tocar os olhos nariz e boca com as mãos.

A população pode procurar a unidade de mais próxima de sua residência para atendimento.

< Aulas são suspensas nas escolas estaduais do Rio Vila Mimosa será reaberta no Rio <